31 de julho de 2025
FUTEBOL

Vasco vence Grêmio em São Januário e mantém 100% de aproveitamento com Renato Gaúcho em casa

Com gols de Thiago Mendes e David, time carioca chega a 10 pontos em 12 possíveis sob comando do novo treinador

Por Redação
Publicado em
Aos 8 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Cuiabano do Vasco contra o Grêmio - Foto: Reprodução

O Vasco da Gama segue embalado sob o comando de Renato Gaúcho. Neste domingo (22), a equipe carioca venceu o Grêmio por 2 a 1, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Vasco chegou a 10 pontos conquistados em 12 possíveis desde a estreia do treinador — um aproveitamento de 83%.

Os gols da partida foram marcados por Thiago Mendes (o primeiro após desvio em finalização de Cuiabano) e David. Pelo lado gremista, Carlos Vinícius descontou.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi de muita intensidade, com o Vasco mais efetivo nas finalizações. Aos 20 minutos, Cuiabano arriscou da entrada da área, a bola desviou em Thiago Mendes e enganou o goleiro, abrindo o placar. Inicialmente, o gol foi atribuído ao lateral, mas após revisão da arbitragem, foi confirmado como gol do volante.

Na reta final da primeira etapa, o Vasco ampliou: Cuiabano cruzou da esquerda, e David, livre, completou para o fundo das redes.

No segundo tempo, o Grêmio voltou mais pressionado e descontou aos 22 minutos, com Carlos Vinícius aproveitando sobra na área. A equipe gaúcha ainda tentou o empate, mas esbarrou na boa defesa vascaína e em finalizações mal aproveitadas de Enamorado e Braithwaite. O Vasco segurou o resultado e garantiu mais três pontos.

Renato Gaúcho mantém embalo

Desde que assumiu o Vasco, Renato Gaúcho tem obtido ótimos resultados dentro de casa. Foram vitórias sobre Palmeiras, Fluminense e Grêmio, além de um empate com o Cruzeiro — sempre com a torcida a seu favor. O time carioca soma agora 11 pontos e ocupa a 9ª colocação na tabela.

O próximo compromisso do Vasco será contra o Coritiba, no dia 1º de abril, no Couto Pereira, após a Data Fifa.

Grêmio mantém jejum como visitante

A derrota em São Januário escancarou um problema que persiste no Grêmio nesta temporada: o time ainda não venceu fora de casa no Brasileirão. Foram quatro jogos como visitante, com três derrotas (Fluminense, São Paulo e Vasco) e um empate (Chapecoense) — apenas 1 ponto conquistado em 12 possíveis.

A equipe treinada por Luis Castro caiu para a 8ª posição, também com 11 pontos, mas vê a distância para o G4 aumentar. O Grêmio volta a campo no dia 1º de abril contra o Palmeiras, em local e horário ainda a definir.