Botafogo demite Martín Anselmi após início de temporada abaixo das expectativas
Clube anunciou saída do treinador argentino neste domingo (22), mesmo após vitória no Brasileirão; Rodrigo Bellão comanda equipe de forma interina
Publicado em
O Botafogo anunciou neste domingo (22) a demissão do técnico Martín Anselmi. A decisão foi comunicada ao argentino na manhã de hoje e tornada pública pelas redes sociais do clube. A saída ocorre mesmo após a vitória sobre o RB Bragantino, no sábado (21), pelo Campeonato Brasileiro.
A demissão acontece em meio a um início de temporada aquém do esperado para o atual campeão da Libertadores. O Botafogo foi eliminado na fase preliminar da competição continental, não avançou à fase final do Campeonato Carioca e soma apenas seis pontos em cinco jogos no Brasileirão, ocupando posição próxima à zona de rebaixamento.
Em comunicado, o Botafogo agradeceu ao treinador argentino, mas deixou claro que a falta de evolução foi determinante para a mudança.
“Embora tenhamos grande apreço por Anselmi e sua comissão técnica, além de muito respeito por sua dedicação e ética de trabalho, não vimos a evolução, o progresso e os resultados que esperamos de um clube campeão, e acreditamos que uma mudança é necessária para atingir nossos objetivos nesta temporada e além. Dessa forma, o Clube seguirá por outros caminhos em seu projeto esportivo”, diz a nota.
O clube informou ainda que John Textor e o Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo treinador.
Para o lugar de Anselmi, o Botafogo optou por uma solução interna. Rodrigo Bellão, técnico da equipe Sub-20, assume o comando do elenco principal de forma interina. O grupo alvinegro se reapresenta na terça-feira (24) no CT do clube.
Essa foi a primeira experiência do argentino no futebol brasileiro. Ele deixa o clube com 39% de aproveitamento, tendo conquistado:
- 6 vitórias
- 2 empates
- 9 derrotas
Em 17 partidas à frente da equipe.
O trabalho de Anselmi também foi impactado por questões externas. O Botafogo enfrentou restrições para registrar jogadores entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, o que atrasou a utilização de reforços contratados para a temporada.