Novo terminal de ônibus transforma mobilidade e leva mais dignidade aos usuários
Equipamento ganhou nova estrutura, ampliou acessibilidade e passou a oferecer mais conforto para quem depende do transporte coletivo no Clima Bom
Publicado em
Todos os dias, milhares de histórias passam pelos pontos de ônibus de Maceió. São estudantes, trabalhadores, mães, pais e idosos que dependem do transporte coletivo para seguir a rotina da cidade. No Conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom, esse cotidiano ganhou um novo cenário: o novo terminal de ônibus da comunidade, recentemente inaugurado pela Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
Morador do bairro há mais de três décadas, Lucelino de Araújo comemorou a transformação do espaço, principalmente no que diz respeito à acessibilidade. “Moro aqui há mais de 30 anos e esse terminal mudou completamente. Agora a gente vê uma outra realidade na estrutura, desde o acesso até o embarque e desembarque. Sem contar que agora conta com acessibilidade para nós cadeirantes”, afirmou.
A nova estrutura substitui um espaço que nunca havia passado por reforma desde sua implantação, há 11 anos. O terminal agora conta com novos bancos, lixeiras, paraciclo e rampa de acesso, garantindo mais acessibilidade e conforto aos passageiros. Também foi construída uma área administrativa de apoio operacional com 87,65 m², que inclui banheiro acessível, sala de fiscalização, sala de descanso para trabalhadores, almoxarifado, depósito de material de limpeza e copa.
Estudante e moradora da região, Edvania Costa celebrou a entrega do equipamento recém-inaugurado. “Essa melhoria vai impactar não só a minha vida, mas a de todos os moradores daqui. É algo muito positivo para o bairro, principalmente porque facilita bastante a mobilidade. Antes, o terminal tinha condições muito ruins, era realmente precário. Agora a gente percebe uma grande diferença, com uma estrutura melhor, mais sinalização e organização”, contou.
Outro destaque da obra é a ampliação da plataforma coberta, que passou de 45 m² para 221 m², oferecendo mais proteção contra sol e chuva para os usuários enquanto aguardam o transporte. Atualmente, três linhas de ônibus operam no local: Centro (via Colina), Ponta Verde (via Colina) e Madrugadão/Ponta Verde, atendendo diariamente moradores do Conjunto Rosane Collor e de bairros vizinhos.
“Com a entrega do novo terminal, a Prefeitura de Maceió avança na requalificação dos equipamentos ligados à mobilidade urbana, ampliando a infraestrutura e oferecendo mais conforto, acessibilidade e segurança para quem depende do transporte coletivo no dia a dia. É um investimento que melhora a experiência dos usuários e fortalece o sistema de transporte da capital”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.
Outras melhorias no transporte público
Além da entrega do novo terminal, a Prefeitura de Maceió vem promovendo outras melhorias no sistema de transporte coletivo da capital. Como parte desse processo de modernização, a gestão municipal já entregou 132 novos “geladões”, ônibus equipados com ar-condicionado que garantem mais conforto para quem utiliza o transporte público diariamente.
A frota também foi reforçada com a chegada de 21 “Rapidões”, veículos do projeto BRT que são maiores, mais modernos e aumentam a capacidade de atendimento do sistema, contribuindo para tornar as viagens mais eficientes.
Outra iniciativa importante é a reforma e implantação de 646 abrigos de ônibus em diferentes pontos da cidade, garantindo mais proteção contra sol e chuva, além de melhorar a estrutura dos locais de embarque e desembarque para os usuários do transporte coletivo em Maceió.