Assembleia abre ano legislativo e cobra foco em entregas à população em 2026
Sessão solene marcou início dos trabalhos na Casa, com presença do governador e chefes de outros poderes; discurso foi marcado por defesa de parceria institucional
Publicado em
A Assembleia Legislativa de Alagoas abriu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (19), o último ano da atual legislatura com a promessa de manter o ritmo de votações e priorizar pautas voltadas à população. A sessão solene, realizada no plenário da Casa, contou com a presença do governador Paulo Dantas, que apresentou metas e diretrizes do Executivo para 2026.
A instalação da 4ª sessão legislativa da 20ª legislatura foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor. Também participaram da solenidade representantes do Judiciário, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública.
Durante o discurso, Marcelo Victor destacou a presença do governador no Parlamento e afirmou que a relação entre Executivo e Legislativo tem sido pautada pelo diálogo. Segundo ele, o objetivo para 2026 é manter a “velocidade” na análise de projetos e garantir a continuidade das ações aprovadas nos últimos anos.
O presidente da Casa defendeu que medidas consideradas complexas saíram do papel graças à articulação entre os poderes e ao apoio da maioria dos parlamentares. Ele também convocou deputados e servidores para a primeira sessão ordinária do ano, marcada para a próxima semana.
O deputado Marcos Barbosa ressaltou a importância da sintonia entre os poderes para viabilizar políticas públicas. Segundo ele, a atuação conjunta entre parlamentares da base e da oposição foi determinante para aprovar projetos nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Com o início do ano legislativo, a expectativa é de que propostas enviadas pelo Executivo e projetos de autoria parlamentar passem a tramitar nas comissões temáticas antes de serem levados ao plenário. A Casa entra em 2026 sob o discurso de estabilidade institucional e foco em resultados.