Saiba quem é o zagueiro alagoano que tentou “atropelar” Neymar em goleada do Santos
Entrada dura de Islan, troca de provocações e rebaixamento do Velo Clube seguem repercutindo nesta segunda
Publicado em
A goleada do Santos por 6 a 0 sobre o Velo Clube, na noite de domingo (15), segue repercutindo nesta segunda-feira (16) — não apenas pelo placar elástico, mas pelos lances envolvendo Neymar e o zagueiro alagoano Islan.
A partida, válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, garantiu o Santos nas quartas de final — onde enfrentará o Grêmio Novorizontino — e decretou o rebaixamento do Velo Clube.
Os lances que geraram polêmica
Aos 78 minutos de jogo, Neymar puxou contra-ataque e acionou Miguelito. Islan chegou atrasado e acertou um carrinho forte no pé direito do camisa 10 santista. Após o lance, houve troca de xingamentos, e o defensor recebeu cartão amarelo.
Pouco depois, em uma bola alçada na área, Islan deixou o braço no pescoço de Neymar. Os dois voltaram a discutir, mas a arbitragem não aplicou nova punição.
As imagens rapidamente ganharam grande repercussão nas redes sociais, ampliando o debate sobre o nível de agressividade do confronto.
Contexto e redes sociais
O episódio ganhou ainda mais peso após uma declaração registrada durante a semana. Integrantes de torcida organizada do Velo Clube teriam visitado atletas do elenco e pedido que, “se fosse preciso, tirassem Neymar da Copa”.
Após a repercussão, Neymar publicou nos Stories do Instagram a imagem clássica de Adriano Imperador com a frase: “Que Deus perdoe essas pessoas ruins”.
A conta oficial do Santos na rede social X também ironizou o zagueiro:
“Neymar tem muitos fãs ao redor do mundo. O camisa 13 do Velo Clube parece ser um deles.”
Personalidades do esporte comentaram o caso. O levantador Bruninho classificou o lance como “loucura”, enquanto o ex-lateral-direito Léo Moura criticou a atitude do defensor.
Quem é Islan
Islan, de 29 anos, é natural de Maceió e teve passagem pelo CSA em 2025, quando disputou 23 partidas e integrou o elenco na campanha que terminou com o rebaixamento do clube à Série D.
Entre classificação santista, retorno de Neymar aos gramados e queda do Velo Clube para a segunda divisão estadual, o que mais ficou em evidência nas últimas horas foi a tensão dentro de campo — assunto que segue movimentando o noticiário esportivo nesta segunda-feira.