31 de julho de 2025
EX-SENADORA

Heloísa Helena retorna ao Congresso após 18 anos e faz críticas ao governo Lula

Deputada da Rede-RJ toma posse como suplente de Glauber Braga e promete oposição firme ao Executivo federal

Por Redação
Publicado em
O retorno de Heloísa Helena acontece em meio à suspensão de seis meses do mandato de Glauber Braga, decisão celebrada por governistas que buscavam articular sua cassação - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ) foi empossada nesta terça-feira (16) na Câmara dos Deputados, retornando ao Congresso Nacional 18 anos depois de seu último mandato como senadora. Ela assume como suplente de Glauber Braga (PSOL-RJ) e iniciou o discurso de posse com críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No plenário, Heloísa Helena relembrou sua trajetória de oposição ao PT, especialmente durante a reforma da Previdência no primeiro governo Lula, e afirmou que foi derrotada por “conluios palacianos”. Também criticou a reforma administrativa e prometeu “lutar sem conciliação com o governo federal em qualquer traição de classe”.

“Para os que me odeiam, se avexem, não, que o tempo passa rápido. Daqui a pouco Glauber volta”, declarou a deputada, visivelmente emocionada, ao elogiar Braga, que teve o mandato suspenso por desafiar o sistema.

Ela recordou episódios do passado, como a atuação no Senado em defesa de servidores durante a reforma da Previdência, quando enfrentou protestos e ações da força policial no prédio do INSS. “Vivenciamos isso fisicamente, quando fomos arrancados de lá pelo choque do Palácio do Planalto, jogados para fora, com bombas de gás lacrimogêneo”, relatou.

Fundadora do PSOL e atualmente integrante da Rede, Heloísa Helena destacou que seu compromisso é com “o Brasil real, é o Rio profundo, distante dos cartões postais”, e se posicionou contra o que chamou de “entreguismo de terras raras, privatização de rios e setores estratégicos”. Ela reafirmou que atuará na Câmara sem abrir concessões a aliados do capital e com o objetivo de derrotar a reforma administrativa.

O retorno de Heloísa Helena acontece em meio à suspensão de seis meses do mandato de Glauber Braga, decisão celebrada por governistas que buscavam articular sua cassação. O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi apontado como principal fiador da movimentação.