31 de julho de 2025

Desembargador Francisco Bandeira de Mello é eleito presidente do TJPE

Por Redação
Publicado em
Nascido em 1965, no Recife, Francisco Bandeira de Mello graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1988 - Foto: Divulgação

O Desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello foi eleito por aclamação como novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta segunda-feira (3/11). Ele sucede Ricardo Paes Barreto e terá mandato de dois anos. O primeiro vice-presidente será Alberto Virgínio, o segundo vice Fausto Campos, e Alexandre Assunção assumirá a Corregedoria Geral de Justiça.

Nascido em 1965, no Recife, Francisco Bandeira de Mello graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1988. Antes de se formar, ocupou cargos de assessoramento no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa. Após a graduação, atuou como Diretor de Apoio Técnico da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife e como Secretário Executivo da Governadoria.

Posteriormente, foi Procurador do Tribunal de Contas do Estado (Ministério Público Especial) e Procurador do Estado, aprovado em terceiro e quarto lugares nos concursos correspondentes. Na Procuradoria Geral do Estado, atuou por 13 anos, passando pela Procuradoria de Apoio Jurídico ao Governador, Procuradoria da Fazenda e coordenando projetos especiais, o Centro de Estudos Jurídicos e o Contencioso Cível.

Ingressou no TJPE em 2006, pelo quinto constitucional da advocacia, sendo titularizado na antiga 8ª Câmara Cível (atual 2ª Câmara de Direito Público). Presidiu a Comissão de Organização Judiciária e Regimento Interno do tribunal e a Comissão Organizadora do Concurso para Juiz Estadual, além de integrar como membro titular a 2ª Câmara de Direito Público e a Sessão de Direito Público.

Até recentemente, exercia a função de Corregedor-Geral da Justiça do estado e também foi Diretor Geral da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) no biênio 2022/2023.