31 de julho de 2025
extração de petróleo e gás

Brasil reinjeta mais da metade da produção de gás natural em setembro

53,6% do gás produzido no mês foi reinjetado para manter a pressão dos reservatórios

Por Redação
Publicado em
Medida é considerada estratégica para garantir a eficiência na produção e prolongar a vida útil dos campos de gás natural - Foto: Agência Petrobras

O Brasil reinjetou 102.238 m³/dia de gás natural em setembro, o que corresponde a 53,6% da produção total de 190.594 m³/dia, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A reinjeção é uma prática utilizada para manter a pressão dos reservatórios e otimizar a extração de petróleo e gás.

De acordo com a ANP, a prática de reinjeção ganhou destaque a partir de 2015, com a entrada em operação das grandes plataformas do pré-sal, que possuem características geológicas que exigem a manutenção de pressão nos campos produtores.

A medida é considerada estratégica para garantir a eficiência na produção e prolongar a vida útil dos campos de gás natural, evitando perdas e mantendo o fornecimento estável do insumo para o mercado interno e para as exportações.