31 de julho de 2025
benefício

MEC inicia pagamento para 3,2 milhões de estudantes do Pé-de-Meia; veja calendário

Oitava parcela do incentivo-frequência será paga até 3 de novembro; programa pode render até R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio

Por Redação
Publicado em
Imagem ilustrativa - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Educação deu início nesta segunda-feira (27) ao pagamento da oitava parcela do programa Pé-de-Meia para aproximadamente 3,2 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública. Os beneficiários são alunos matriculados no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possuem cadastro no CadÚnico e mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

Os primeiros a receber o valor de R$ 200 referente ao incentivo-frequência são os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro, seguindo um calendário escalonado por mês de nascimento até o dia 3 de novembro.

Os valores são depositados automaticamente em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes. Para maiores de 18 anos, a movimentação é imediata através do aplicativo Caixa Tem ou terminais de autoatendimento com identificação biométrica. Menores de idade precisam de autorização do responsável legal para acessar os recursos.

O programa Pé-de-Meia, criado em 2024, combina quatro tipos de incentivos financeiros: matrícula (R$ 200 anuais), frequência (nove parcelas de R$ 200), conclusão (R$ 3 mil por ano) e Enem (R$ 200), podendo totalizar até R$ 9,2 mil ao final do ensino médio para estudantes que cumprirem todos os requisitos.