Explosão que matou duas pessoas em Olinda pode ter sido causada por vazamento de gás
Uma idosa ficou mais de dez horas sob os escombros antes de ser resgatada
O número de mortos na explosão de grande intensidade destruiu completamente oito casas conjugadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na manhã de domingo (19), aumentou para dois. O acidente, ainda sob investigação pela Polícia Civil, ainda deixou outras dez feridas, algumas em estado grave. Moradores relataram um forte cheiro de gás no local minutos após o estrondo, apontando para um possível vazamento como a causa da tragédia.
O incidente ocorreu por volta das 7h30 na Rua Dr. Bernardino de Sena Dias. O impacto foi tão severo que arrasou oito residências – cinco no térreo e três no primeiro andar – e causou danos a imóveis vizinhos, sendo que uma casa próxima precisou ser desocupada após ter uma parede destruída sobre seu telhado. No momento da explosão, havia 12 moradores dentro das casas atingidas.
As vítimas fatais foram identificadas como Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, que morreu pouco depois da explosão, e Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos. Cadeirante, Luzinete ficou mais de dez horas desaparecida sob os escombros e foi localizada apenas com o auxílio de cães farejadores do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. Seu marido, José de Lima, de 67 anos, foi um dos mais gravemente feridos, com queimaduras em 90% do corpo, e foi transferido de helicóptero para o Hospital da Restauração, no Recife, onde permanece em estado grave.
O resgate mobilizou uma grande operação, com o envio de 14 viaturas do Samu e nove viaturas do Corpo de Bombeiros, totalizando 33 agentes. Vizinhos foram os primeiros a prestar socorro, auxiliando nas buscas iniciais. O Instituto de Criminalística realizou perícia no local para determinar as causas exatas do desastre.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), afirmou que a prefeitura está mobilizada para prestar todo o suporte e acolhimento necessários às famílias desabrigadas. A governadora Raquel Lyra (PSD), que se encontra em viagem à China, foi informada sobre o caso e mantém contato com a governadora em exercício. A Defesa Civil de Olinda realizou uma avaliação estrutural na área e confirmou que, apesar dos danos, as outras casas próximas não precisarão ser interditadas. As investigações continuam para confirmar oficialmente a origem da explosão.