STF reabre inquérito sobre suposta ingerência de Bolsonaro na Polícia Federal
Ministro Alexandre de Moraes acata pedido da PGR e autoriza investigação para apurar se ex-presidente tentou interferir em investigações da PF e usar órgãos do governo em ações políticas
Publicado em
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta quinta-feira (16) a reabertura do inquérito que apura se o ex-presidente Jair Bolsonaro interferiu na Polícia Federal durante seu governo.
A decisão atende a um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que argumenta ser necessário investigar a relação entre a suposta ingerência e ações envolvendo desinformação, a chamada “Abin Paralela” e o uso do Gabinete de Segurança Institucional em possíveis manobras políticas.
O inquérito original, concluído em março de 2022, havia sido arquivado após a Polícia Federal não identificar indícios de intervenção política. A investigação teve início após a demissão do então ministro da Justiça, Sérgio Moro, que denunciou pressões para trocar o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo.
Gonet destaca mensagens trocadas por Bolsonaro em abril de 2020 que indicariam a intenção de demitir Valeixo e acompanhar investigações contra deputados aliados, reforçando a necessidade de apurar possíveis interferências.