Lula instala conselho para política mineral focada em minerais críticos e terras raras
Conselho vai orientar políticas para exploração sustentável de minerais estratégicos, essenciais para tecnologia e transição energética, em meio a tensões globais
Publicado em
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (16) da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), criado em 2022 e finalmente instalado para orientar as políticas de exploração mineral no país. O conselho terá papel semelhante ao do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e será presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O CNPM reunirá representantes de 18 ministérios e terá a missão de formular e implementar diretrizes sobre mineração, com ênfase nos minerais críticos e terras raras — elementos estratégicos para a transição energética, tecnologias avançadas e soberania nacional. Esses minerais, como lítio, cobalto, níquel e terras raras, são essenciais para baterias, turbinas e semicondutores, mas sua oferta está sujeita a riscos globais de escassez e dependência, gerando tensões geopolíticas, principalmente entre China e Estados Unidos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Brasil detém cerca de 10% das reservas mundiais desses recursos, o que coloca o país em posição estratégica no mercado global. O CNPM também discutirá temas como mineração sustentável, segurança energética e alimentar, e deverá aprovar o Plano Nacional de Mineração para 2025-2050.
Na quarta-feira (15), durante audiência pública na Câmara, o ministro Silveira confirmou convite para dialogar sobre minerais críticos com o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright. A iniciativa ocorre num contexto de reaproximação diplomática após reunião entre Lula e o presidente Donald Trump, e pode integrar negociações para superar as tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.
A primeira reunião do CNPM foi fechada à imprensa, e Lula não comentou o encontro ao deixar o Ministério de Minas e Energia.