31 de julho de 2025
PROBLEMAS

Vereador detona serviços da Verde Ambiental em Capela

Zé Luís Lucena afirma que empresa cobra taxas distorcidas no município, causando "transtornos" à população

Por Vinícius Rocha
Publicado em
Empresa é acusada de cobrar taxas indevidas à população - Foto: Reprodução

O vereador José Luís Lucena (MDB), do município de Capela, em Alagoas, apresentou fortes críticas à atuação da Verde Alagoas, empresa responsável pelo fornecimento de água e esgotamento sanitário no município.

Em entrevista à Francês News, o vereador afirmou que a empresa vem causando “transtornos” à população, citando, entre os principais problemas, a aplicação de multas de R$ 1.500 a moradores que instalaram eliminadores de ar — dispositivos usados para evitar que o ar na tubulação seja contabilizado como consumo de água. Segundo ele, os equipamentos foram colocados por orientação de um ex-funcionário da própria concessionária.

“Chegou uma multa de R$ 1.500 por causa do medidor de ar. Na época, eu fui orientado por uma funcionária da própria empresa a colocar essa peça, porque o hidrômetro estava rodando sem água. Muita gente em Capela colocou. Eu fiz um projeto de lei no município, que foi aprovado e sancionado pelo prefeito, permitindo o uso desse eliminador de ar. Agora, estão multando todo mundo que instalou”, afirmou o vereador.

O vereador disse ainda que a medida busca corrigir distorções nas contas de água, que vêm gerando queixas constantes entre os moradores.

Outro ponto criticado foi a cobrança de taxa de esgoto no Conjunto Otávio Gomes, onde, segundo ele, não há tratamento adequado dos resíduos. “Cobra-se taxa, mas o IMA nunca veio aqui verificar. Existe um sistema pequeno, mas a água está indo para o Rio Paraíba. É complicado”, declarou.

Lucena também destacou que a responsabilidade pela concessão dos serviços é do Governo do Estado, que vendeu a Casal — antiga responsável pelo abastecimento —, e que o município não tem controle direto sobre a operação. “Quem vendeu a Casal foi o Estado, o município não tem nada a ver”, afirmou.

Em nota, a Verde Alagoas informou que a instalação de hidrômetros é realizada exclusivamente por profissionais da concessionária.

A empresa reforçou que é proibida a instalação de bombas ou qualquer dispositivo nas proximidades do hidrômetro que não seja devidamente homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Tal prática é considerada irregular e passível de multa, conforme o Art. 103, incisos I, II e VI, da Resolução nº 137/ARSAL da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas.

A concessionária ainda esclareceu que pessoas que realizarem intervenções de forma irregular, sem vínculo com a empresa, estão sujeitas a sanções legais e podem ser responsabilizadas judicialmente.

“Em relação ao esgotamento sanitário, a Verde realiza a coleta e o tratamento adequado do esgoto no Conjunto Otávio Gomes, em conformidade com todas as normas técnicas e ambientais. Reiteramos nosso compromisso com a qualidade, a continuidade dos serviços essenciais prestados à comunidade e a preservação do meio ambiente. Em caso de situações adversas, 0800 941 0195 (ligação ou WhatsApp)”, finaliza.