31 de julho de 2025
JÁ ADOTADO EM 136 CIDADES

Tarifa zero no Brasil: Governo Federal estuda modelo de transporte público gratuito

Ministro Fernando Haddad anuncia estudo abrangente a pedido de Lula

Por Redação
Publicado em
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (7) que a equipe econômica do governo está realizando um estudo detalhado sobre a viabilidade de implementar a Tarifa Zero no transporte público brasileiro. A análise, solicitada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como objetivo mapear alternativas de financiamento para o setor, que representa um custo significativo no orçamento dos trabalhadores. Atualmente, o modelo de transporte gratuito é uma realidade integral em 136 municípios do país, a maioria de pequeno e médio porte, enquanto capitais como Brasília e São Paulo oferecem gratuidade aos domingos e feriados.

De acordo com Haddad, o estudo está fazendo uma "radiografia do setor" para levantar dados essenciais. A iniciativa busca entender a fundo a estrutura de custos, o valor dos subsídios públicos já investidos, a participação das empresas por meio do vale-transporte e a parcela que efetivamente sai do bolso do usuário. O ministro também destacou a importância de identificar "os gargalos tecnológicos e as possibilidades tecnológicas" que podem modernizar e viabilizar financeiramente o sistema.

O anúncio ocorre em um momento de forte mobilização social sobre o tema. Em Brasília, está ocorrendo a Caravana pela Tarifa Zero, uma ação nacional organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL) entre os dias 6 e 10 de outubro. A iniciativa reúne movimentos sociais para pressionar o governo e o Congresso Nacional, promovendo aulas públicas, audiências, panfletagens e reuniões com parlamentares para discutir caminhos concretos para a implantação da gratuidade.