Kim Kataguiri pede convocação de Zequinha Sarney à CPMI do INSS após pagamento milionário
Publicado em
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) protocolou nesta quarta-feira (1º/10) um requerimento pedindo a convocação do ex-ministro do Meio Ambiente e ex-deputado José Sarney Filho, conhecido como Zequinha Sarney, para prestar esclarecimentos à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A solicitação ocorre após a revelação de que Sarney Filho recebeu um pagamento de R$ 7,5 milhões de uma empresa ligada ao empresário Maurício Camisotti, apontado como líder do esquema conhecido como "Farra do INSS".
Segundo o requerimento, há indícios de que o ex-parlamentar possa estar envolvido em operações financeiras atípicas relacionadas ao desvio de recursos de aposentados e pensionistas. O pagamento foi feito em 17 de março pela empresa Rede Mais Saúde Intermediação de Negócios Ltda., administrada por Paulo Camisotti, filho de Maurício Camisotti, por meio da consultoria de Sarney Filho, a SF Consulting Serviços Ltda.
Em nota, Sarney Filho negou qualquer relação com o INSS ou com Maurício Camisotti, alegando que sua empresa foi contratada exclusivamente pela firma de Paulo Camisotti para prestar uma “consultoria de assuntos administrativos”. Ele afirmou que o contrato é legal e não possui qualquer irregularidade.
Kim Kataguiri, integrante da CPMI e coordenador do MBL, argumenta que a convocação é necessária para apurar a real natureza da transação milionária. O deputado cita a possibilidade de que os recursos tenham sido utilizados para enriquecimento ilícito, financiamento político ou proteção institucional ao grupo investigado. Ele também relembra o envolvimento anterior de Zequinha Sarney em investigações, como a Operação Boi Barrica, deflagrada pela Polícia Federal em 2007.
A convocação só ocorrerá se o requerimento for aprovado pela maioria dos membros da CPMI. Kataguiri classificou o caso como parte do “maior esquema de fraudes previdenciárias do país”.
Zequinha Sarney é filho do ex-presidente José Sarney, foi deputado federal pelo Maranhão por nove mandatos e ministro do Meio Ambiente nos governos Michel Temer (2016–2018) e do Distrito Federal (2019–2023).