31 de julho de 2025
Presidência da legenda

Aécio Neves retorna à presidência do PSDB com meta de eleger 30 deputados em 2026

Retorno de Aécio ao comando do partido ocorre em um momento de enfraquecimento do PSDB no cenário nacional.

Por Redação
Publicado em
aecio-neves-2.webp - Foto: Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) assumirá novamente a presidência nacional do PSDB em dezembro, com a missão de liderar a legenda nas eleições de 2026. A principal meta do partido é ampliar sua bancada na Câmara dos Deputados, passando dos atuais 13 parlamentares para, pelo menos, 30.

Aécio substitui o ex-governador Marconi Perillo, que encerra seu mandato à frente da sigla em 30 de novembro. Perillo anunciou sua pré-candidatura ao governo de Goiás e deve se dedicar integralmente à campanha. Ele também será o novo presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), atualmente comandado por Aécio.

Esta será a segunda vez que Aécio lidera o PSDB a primeira foi entre 2013 e 2017, período em que se tornou o último nome competitivo da legenda em uma eleição presidencial. Em 2014, chegou ao segundo turno contra Dilma Rousseff (PT), sendo derrotado.

O retorno de Aécio ao comando do partido ocorre em um momento de enfraquecimento do PSDB no cenário nacional. Desde a vitória de Jair Bolsonaro em 2018, a legenda vem perdendo protagonismo. Em 2022, pela primeira vez, não lançou candidato à Presidência da República e também perdeu o governo de São Paulo, seu maior reduto político. Recentemente, o PSDB perdeu seu último governador em exercício, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, que se filiou ao PP.