O prefeito de Maceió, JHC, anunciou nesta segunda-feira (28) o edital de licitação para a reforma e ampliação do Mercado da Produção, na parte baixa da cidade. Com investimento de R$ 300 milhões já garantidos, o projeto promete transformar o tradicional espaço em um marco de modernidade, acessibilidade e sustentabilidade, integrando-o ao roteiro turístico da capital alagoana.
JHC destacou o significado do projeto: "Esta obra é um marco para a nossa cidade e com a reestruturação, este equipamento vai estar à altura desse povo trabalhador, empreendedor da nossa cidade, que até hoje, resistiu e lutou pelo nosso mercado. Um espaço que esteve abandonado por muitas gestões e que desde o início da nossa, tentamos encontrar uma solução". A intervenção incluirá:
- Elevação da estrutura para evitar alagamentos
- Triplicação da área construída, saltando para 40 mil m²
- Aumento de 1.400 para 2.035 permissionários
- 900 vagas de estacionamento
Sustentabilidade e inovação
O projeto prevê:
☀️ Energia solar e reaproveitamento de água
🛒 Boxes modernos e câmaras frias
🎤 Praça de alimentação com palco para eventos
👶 Creche Gigantinhos para filhos de permissionários
♿ Acessibilidade completa com rampas, pisos táteis e banheiros adaptados
Funcionamento garantido durante as obras
A execução modular permitirá que o mercado continue operando durante a reforma. O projeto, elaborado em seis meses com participação dos permissionários, terá:
📅 Licitação internacional em 29/09/2025
📑 Modalidade: Concorrência eletrônica (preço global semi-integrado)
"Agora vamos fazer uma base para elevar o mercado, usar as tecnologias corretas, para evitar alagamentos no período de chuva. Será mais um patrimônio da nossa cidade, um patrimônio cultural, cheio de memórias afetivas", afirmou JHC.
O edital será publicado no Diário Oficial do Município nesta semana.
Imagem: Secom Maceió/Divulgação