Geral
    Destaque

    Governo não dialoga com professores e categoria fecha avenida a caminho do palácio

    Manifestação na Fernandes Lima cobra do governo cumprimento de acordos e melhorias na educação

    há 21 dias
    Governo não dialoga com professores e categoria fecha avenida a caminho do palácio

    Dezenas de professores da rede estadual de Alagoas paralisaram parte da Avenida Fernandes Lima nesta terça-feira (5) em um protesto organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal). Os manifestantes marcharam da Praça do Centenário até a sede do governo na Praça dos Martírios, carregando faixas com frases como "Paulo Dantas, não traia a Educação" e "Educação em greve".


    O movimento surge em meio ao acirramento da crise entre a categoria e o governo estadual. Os educadores acusam o governador Paulo Dantas (MDB) de descumprir acordos firmados, incluindo reajuste salarial de 10% e melhorias na infraestrutura escolar. A tensão ficou evidente na semana passada, quando o governador foi vaiado durante inauguração de um ginásio escolar e chegou a trocar farpas com sindicalistas.


    Enquanto os professores mantêm a pressão nas ruas, a Justiça de Alagoas determinou a suspensão imediata da greve, sob pena de multa diária de R$ 5 mil ao Sinteal. Paralelamente, a Secretaria de Educação (Seduc) anunciou que descontará dos salários os dias parados a partir de 1° de agosto.


    O impasse segue sem perspectiva de solução, com o sindicato denunciando a falta de diálogo por parte do governo e os profissionais da educação insistindo na manutenção do movimento até que suas reivindicações sejam atendidas. A situação coloca em risco o calendário escolar e acende o debate sobre as condições de trabalho dos professores no estado.


    Foto: Reprodução

    Compartilhar esta notícia

    Notícias relacionados

    Tags:

    greve professores Alagoas
    protesto
    educação
    Paulo Dantas
    Sinteal
    crise
    Educação