Governo não dialoga com professores e categoria fecha avenida a caminho do palácio
Manifestação na Fernandes Lima cobra do governo cumprimento de acordos e melhorias na educação

Dezenas de professores da rede estadual de Alagoas paralisaram parte da Avenida Fernandes Lima nesta terça-feira (5) em um protesto organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal). Os manifestantes marcharam da Praça do Centenário até a sede do governo na Praça dos Martírios, carregando faixas com frases como "Paulo Dantas, não traia a Educação" e "Educação em greve".
O movimento surge em meio ao acirramento da crise entre a categoria e o governo estadual. Os educadores acusam o governador Paulo Dantas (MDB) de descumprir acordos firmados, incluindo reajuste salarial de 10% e melhorias na infraestrutura escolar. A tensão ficou evidente na semana passada, quando o governador foi vaiado durante inauguração de um ginásio escolar e chegou a trocar farpas com sindicalistas.
Enquanto os professores mantêm a pressão nas ruas, a Justiça de Alagoas determinou a suspensão imediata da greve, sob pena de multa diária de R$ 5 mil ao Sinteal. Paralelamente, a Secretaria de Educação (Seduc) anunciou que descontará dos salários os dias parados a partir de 1° de agosto.
O impasse segue sem perspectiva de solução, com o sindicato denunciando a falta de diálogo por parte do governo e os profissionais da educação insistindo na manutenção do movimento até que suas reivindicações sejam atendidas. A situação coloca em risco o calendário escolar e acende o debate sobre as condições de trabalho dos professores no estado.
Foto: Reprodução
Compartilhar esta notícia
Notícias relacionados

Dantas dobra a aposta e vai cortar ponto de professores a partir de sexta-feira (1°)
Governo diz seguir determinação do TJAL que declarou ilegal a paralisação dos educadores, que completa 31 dias

Governo de Alagoas começa agosto cortando ponto de professores da rede estadual
Governador Paulo Dantas (MDB) determinou desconto em salários de servidores que não retornarem às aulas nesta sexta (1°)

Paulo Dantas ameaça professores da educação: "aguardem o que vou fazer com vocês"
Categoria foi ameaçada pelo governador de Alagoas ao cobrar reajuste salarial em evento no bairro do Farol

Governador de Alagoas é chamado de "fujão" durante inauguração de ginásio em Maceió
Professores e alunos protestam por reajuste salarial e melhores condições na educação pública